quarta-feira, 9 de novembro de 2011

4 Nossa escola faz por merecer sua fama... turma do 3º ano da Profª Bete

Notícias
Obra produzida por alunos de escola do Bosque é apresentada no Salão do Livro
Terça-feira, 8 de Novembro de 2011
 
  
“Um tesouro de fábula”. Este é o nome do livro escrito e ilustrado por 31 alunos da Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes, no Bosque. O título foi apresentado no fim da tarde dessa segunda-feira (07/11) no Espaço Cultural Matarazzo, durante o quarto dia da 2ª edição do Salão do Livro que ocorre no Centro de Eventos IBC. Com direito a mesa de autógrafos, o lançamento do livro dos pequenos autores foi prestigiado até pela secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi.
A obra traz um conjunto de fábulas produzidas por cada um dos alunos, sob a orientação da professora Elisabete Mota de Oliveira. Ela destaca que nenhum dos alunos deixou de se envolver com a produção do material, o que é motivo de orgulho e reconhecimento de um trabalho que a professora vem desenvolvendo há quatro anos na escola. “Eu sempre gostei muito de literatura. Assim, procuro incentivar meus alunos a frequentarem a biblioteca e também a adquirirem o hábito da leitura”, diz.
O livro lançado no IBC, conta Oliveira, é o segundo volume do projeto “Pequenos Escritores”, iniciado no ano passado. “Nós lançamos aqui mesmo no IBC, na primeira edição do Salão do Livro, o primeiro volume do projeto, ‘Brincando com a Imaginação’”, lembra. Na época, os alunos cursavam o 2° ano. Um ano depois, produziram as fábulas com mais facilidade e envolvimento, como explica a diretora da escola Luzia de Lourdes Caseiro. “Se compararmos os textos do ano passado e os deste ano, percebemos uma grande evolução. Estão mais bem produzidos, com um vocabulário mais apurado”, ressalta.
A professora enfatiza que a participação das crianças ao longo da produção do material foi essencial para a qualidade do livro. “Meu papel foi apenas o de mediar e apresentar às crianças algumas fábulas, para que eles tomassem conhecimento deste gênero, mas toda a ideia de criação da história, a mensagem que eles procuraram transmitir, tudo saiu da cabeça deles”, destaca.
A evolução não é notada apenas nos textos das crianças. Até mesmo o comportamento dos pequenos se alterou ao longo do projeto. “Ele se envolve bastante, vive falando sobre os textos que ele escreve, essa proposta tem feito muito bem pra ele”, declara Elizandra Aguiar de Araújo, mãe do pequeno Guilherme César de Aguiar Giroto, de 7 anos, que teve a sua fábula “O gato e o Cachorro” publicada no livro.
Por fim, a professora lembra que é fundamental que projetos como esse se disseminem entre as instituições de ensino, principalmente nas séries iniciais. “Quanto mais cedo a criança participar de um projeto como esse, mais resultados ela trará. Na minha sala, são 31 alunos e todos sabem ler e escrever, e isso me trás a sensação de dever cumprido”, finaliza. (colaboração – Iury Greghi)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

1 Fomos notícia outra vez, no site da nossa cidade....

Salão do Livro recebe final do 3º Concurso Nacional Professor Multimídia
Terça-feira, 8 de Novembro de 2011
O Salão do Livro sediou nesta terça-feira (08/11) a final do 3º Concurso Nacional “Professor Multimídia”, realizado pela empresa Visual Class Informática de Presidente Prudente, com o apoio de parceiros. O evento ocorreu no Espaço Papo de Autor e contou com a presença do criador do software Visual Class, Celso Tatizana e da secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi. Conforme a gerente da Multimídia Educacional, empresa parceira, Daniela Martins, o objetivo é fazer com que os professores tornem as aulas mais atrativas. “A proposta é incentivar os profissionais a buscarem as ferramentas tecnológicas, que ainda é uma prática que muitos têm receio”, explana.
O concurso que ocorre pelo terceiro ano consecutivo envolve professores do Brasil que utilizam o software Visual Class para criar suas aulas. Os interessados enviaram seus projetos, e somente dez trabalhos foram selecionados para a final, sendo eles das cidades de Gurinhém, da Paraíba; Santa Fé do Sul e Fernandópolis, ambas do interior de São Paulo. Os temas apresentados foram subtração, sistema digestório, tabuada sem complicação, reciclagem, dengue, irregular verbs, sistema solar, sustentabilidade, favela e magia das cores. O júri foi composto por dez profissionais que atuam na área de tecnologia educacional.
Na ocasião, alunos da 4ª série da Escola Municipal José Soares Marcondes, do Bosque, apresentaram o projeto “Conexão Literária: Brasil e Portugal – A História continua”, vencedor do VIII Concurso Nacional Visual Class para alunos do Ensino Fundamental, que ocorreu em outubro deste ano. A professora Jaqueline Macedo, que orientou o projeto dos alunos do Bosque, esteve entre os jurados do concurso Professor Multimídia, e recebeu o prêmio de destaque pelo trabalho.
Os projetos que conquistaram as três primeiras colocações são de Santa Fé do Sul. O primeiro lugar ficou com os professores Welder Willian da Silva e Adriana Penassi, que apresentaram o trabalho ‘Reciclagem’. Além do troféu e medalhas, eles também ganharam um aparelho tablet. Com o título 'Sistema Solar’, o prêmio de segundo lugar ficou com Thiago Correa e Karina Martins. E por fim, a terceira colocação ficou com as professoras Luana Martins e Sislaine Sousa, com o trabalho intitulado ‘A Magia das Cores’.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
 

                              

0 Visita ao 2º Salão do livro....

Apesar de tudo...eles gostaram...






terça-feira, 1 de novembro de 2011

22 Maravilha!!!! Estamos em contagem regressiva....

Responda:
Quantos livros você pretende comprar no Salão do Livro este ano?

3 Turma campeã, é assim... não para de sair na mídia!!!

Hoje na nova sede da Caltec. Fomos reapresentar o projeto. Isto que dá ser campeões...rsrss
.

 Dia 08 de novembro de 2011, vamos abrir o Concurso Multimídia para professores, na feira do livro as 15:00h...Todos estão convidados.